Vasco sai do quarto de Clarinha e ouve Vanda dizer a uma enfermeira que o bebé que Teresa espera é de Eduardo. A enfermeira chefe diz ainda que Teresa já não gosta do marido e esta foi a forma que encontrou para prender Eduardo. Vasco fica arrasado com o que acabou de ouvir.Quando chegam ao miradouro, Mónica diz a Alfonso que não pode ficar com ele por não querer magoar Tomás. Num ímpeto, Alfonso cala Mónica com um beijo apaixonado e ela corresponde, sem querer resistir mais ao que sente porele.Aniceto confessa a Carlos que sente saudades de ser pescador e que Ludovina o acusa injustamente de ser mulherengo. Mal diz isto, Aniceto começa a lançar piropos a todas as mulheres que passam por ele na rua, inclusive à sobrinha de Cajó, um pescador da zona, que fica tão irritado que quase lhe dá um murro.Pedro troca de roupa nos vestiários, quando pressente a presença de alguém.Ao virar-se, vê Tânia e, com o seu ar sedutor, aproxima-se dela, beijando-a intensamente. A enfermeira deixa-se levar pelo desejo, entregando-se nos braços do médico, mas logo a seguir se arrepende e diz que não consegue trair o marido.Raquel chega a casa exausta e olha emocionada para o jantar romântico queDiogo preparou para eles. Diogo promete a Raquel que vão ser muito felizes, vincando que todos os problemas por que passaram não vão voltar a ensombrá-los. Raquel fica com ar muito apreensivo sem que o marido veja.Pedro e Eduardo conversam na cafetaria do hospital sobre os seus problemase Pedro sugere irem jantar fora. Marta também conta a Lena a discussão que teve com Eduardo e Lena propõe à prima irem sair.
Por coincidência, Eduardo e Marta vão ao mesmo restaurante. Enquanto Pedro e Lena trocam olhares provocantes, Eduardo e Marta perdem-se nas lembranças dos momentos de paixão vividos numa paradisíaca cascata açoriana.Tanto Lena como Pedro olham intrigados para o ar distante dos amigos, com ambos a disfarçarem estarem cansados. Lena decide agir e vai até ao bar, pedindo a Carla flutes do melhor champanhe para a mesa delas e para a mesa onde estão Pedro e Eduardo.Tomás vai até casa de Mónica e vendo que ela não está, decide ficar à espera. Rui ainda tenta impedi-lo, mas Tomás vai decidido para o quarto de Mónica para lhe preparar uma surpresa.Pedro fica agradavelmente surpreendido com o champanhe e incentiva Eduardo a irem até à mesa delas fazer um brinde. Assim que os médicos se aproximam, Marta e Eduardo começam a discutir acesamente, com Eduardo acriticá-la por continuar a culpá-lo pelo que aconteceu. Perante o ar confuso de Lena e Pedro, Marta sai, intempestiva, a dizer a Eduardo que vai pedir transferência do hospital por já não aguentar olhar para a sua cara.Mónica entra em casa radiante, começando a contar ao irmão como está cada vez mais apaixonada. Rui ainda lhe faz sinais para se calar, mas ela está nas nuvens e continua a falar. Tomás, que prepara o quarto em ambienteromântico, fica encantado a pensar que a namorada está a falar de si e vai atéà sala. Mónica fica perplexa enquanto Tomás a puxa para o quarto e a tenta beijar. Contrariada, a rapariga afasta-o e diz-lhe que precisam de conversar.Lena decide ir ter com a prima, mas antes de sair despede-se de Eduardo comar bastante interessado. Pedro diz ao amigo que Marta ainda gosta dele, ao que ele responde que Marta já faz parte do passado e, neste momento, Teresaé a mulher com quem quer estar.
Mónica explica a Tomás que não era dele que estava a falar na sala, dizendo que se apaixonou por outra pessoa. Depois do choque, Tomás insurge-se furioso, acusando Mónica de ser uma traidora mentirosa e ainda ter andado a gozar com ele juntamente com Rui. Ele sai furioso porta fora e Mónica desata a chorar, arrasada.Teresa fica incrédula a ouvir Vanda repreendê-la por a família dela não respeitar os horários de visita a Clarinha, vincando que Teresa não é mais do que os outros para ter direitos especiais. Teresa não admite reprimendas da enfermeira-chefe e garante-lhe que continuará a ver a sua filha quando quiser, virando-lhe costas. Vanda fica furiosa.Em casa de Ludovina, Carlos diz ao pai que vai ter uma excursão com turistasinglesas. Aniceto, satisfeito, presta-se logo para o ajudar, dizendo que fala muito bem inglês. A expressão de Aniceto muda quando Gabi entra, ensonada, na cozinha e se queixa de ter tido de novo pesadelos. Angustiados,os pais da menina esperam nunca ter de contar a Gabi a dura verdade sobre oseu passado.Tito está ao balcão do bar quando Lena entra, sedutora, e o convida para sair.Tito aceita de imediato e pede a Mónica que feche o bar, enquanto Gonçalo fica a pensar, muito intrigado, na vida secreta do barman.No dia seguinte, Vasco diz a Teresa que não tem outra alternativa senão declarar a falência da fábrica. Teresa pensa na situação precária dos trabalhadores e oferece-se para ir à fábrica falar com eles, mas Vasco recusa, dizendo que chegou a hora de assumir os seus erros.Raquel tem de voltar ao hospital para repetir as análises e recusa que Diogo aacompanhe, assegurando-lhe que está tudo bem consigo e com o bebé. Diogo beija-a sorridente e Raquel tenta disfarçar a angústia por ter de fazer novos exames. Quando Vasco chega à fábrica, depara-se com um grupo de trabalhadores liderados por Rafael, o dirigente sindical, e Adelaide, a sua mulher. Rafael, em tom agressivo, pergunta pelos salários em atraso e Vasco admite ainda não ter conseguido resolver a situação. Os trabalhadores, fartosde desculpas, avançam furiosos para Vasco, que recua, amedrontado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário